top of page

A influência das cores no seu bem-estar mental.


Você conhece o janeiro branco? Essa é uma ação que busca conscientizar a população a respeito da saúde mental durante todo o mês. Mas por que estamos falando sobre? Porque você pode transformar ambientes do seu lar em refúgios tranquilos, utilizando cores que ajudam no bem-estar. 


As cores desempenham um papel significativo na nossa psicologia e bem-estar, e as tonalidades claras, em particular, têm o poder de transformar a atmosfera de nossas casas, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade que pode beneficiar a saúde mental. 


Quais cores usar?


Tons como branco, bege, tons suaves de azul e verde, têm o poder de expandir visualmente o ambiente, criando uma sensação de amplitude e serenidade. Ao trazer este tema, o branco talvez seja a cor mais lembrada como aquela que influencia seu bem-estar mental, afinal, ele traz uma sensação de pureza e luminosidade. Mas há outras tonalidades que também ajudam. 


Em ambientes como a sala de estar, o quarto e a sala de leitura, tons pastéis de azul e verde podem trazer a tranquilidade da natureza, enquanto azul e o cinza transmitem serenidade e relaxamento. Já rosa e lavanda podem promover uma sensação de calma e suavidade. 



Além da pintura, a escolha das cores claras não se limita apenas a pintura das paredes. Elas podem ser incorporadas por meio de móveis, acessórios decorativos e têxteis, como cortinas, almofadas e tapetes. Assim, a combinação desses elementos pode aprimorar a sensação de tranquilidade e harmonia no espaço.


Portanto, lembre-se dessas dicas ao escolher tons pensando no seu bem-estar mental: uma paleta de tons suaves pode deixar seu lar mais harmônico, sereno e, consequentemente, mais feliz. As cores, mais do que para fins estéticos, ajudam a criar um ambiente propício para o relaxamento e a recuperação do equilíbrio emocional.


Gostou de saber?

Compartilhe este conteúdo com quem também pode se beneficiar com a informação e vamos todos em busca de dias com mais paz e serenidade. 

bottom of page