Como você se sente quando está na sua casa?
O esperado para essa pergunta é que você responda “bem e confortável”. Mas se sua percepção for algo diferente disso, como ansioso ou inquieto, saiba que pode ser um sinal do aspecto psicológico que as cores de sua casa transmitem.
Estamos falando aqui do conceito de Psicologia das Cores.
O que é a psicologia das cores?
Embora apareça em citações e linhas de pensamento da antiguidade e idade média, foi em meados do século XIX, durante a era vitoriana, que a psicologia das cores começou a se desenvolver como um campo de estudo.
Nessa época, Goethe, com sua "Teoria das Cores" (1810), disse que as cores exercem, de maneira inconsciente, influência em nossas emoções e percepções.
De acordo com ele, cada cor do nosso espectro visual é capaz de despertar diferentes sensações. Isso acontece pela forma como nosso cérebro interpreta os estímulos visuais que cada tonalidade transmite.
E uma boa forma de entender isso na prática é olhando para sua própria casa! A importância das cores no planejamento de ambientes
Por afirmar que diferentes tons podem nos levar às mais variadas emoções, a psicologia das cores implica que sentimentos diversos, como tranquilidade, angústia e serenidade, e até sensações mais “físicas”, como fome ou cansaço, podem surgir devido às cores de um ambiente.
Nesse sentido, designers de interiores e arquitetos de várias partes do mundo têm levado cada vez mais em consideração a influência das tonalidades na hora de planejar os cômodos de um lar. E aqui está a relação de côr-cômodo mais recomendada pelo mundo da decoração de interiores:
Por serem quentes e fortes, são cores que aguçam os estímulos em todos os sentidos. Ao mesmo tempo que possui associação com paixão, o vermelho é muito usado para representar energia. Da mesma forma, o amarelo representa alegria, em contraste com a inquietação.
Isso faz essas cores, junto com o laranja, serem constantemente associadas a locais relacionados à comida, onde a fome precisa ser induzida.
Ou vai me dizer que o McDonald 's usa essas cores por acaso?
Uma importante ressalva: use, mas não abuse. O amarelo, o vermelho e o laranja são, sim, impactantes, mas isso pode jogar contra você quando aplicados em exagero, podem te deixar incomodado, sem se sentir à vontade ou com uma certa “pressão” ao ficar muito tempo no ambiente.
Cores frias e mais brandas remetem a sentimentos de calmaria, paz e tranquilidade. Então, quando for aplicá-las em sua casa, procure optar por ambientes que exijam isso.
Aqui, damos destaque aos tons neutros/pastéis dessas cores. Ambientes clean estão na moda, especialmente àqueles que conseguem causar sensações “fofas” e aconchegantes.
Comments