Conheça um pouco mais sobre as tintas artísticas


Geralmente quem gosta de desenhar ou até mesmo pintar alguma parede como decoração logo se interessa pelas tintas artísticas - afinal, são muitas opções com as mais variadas tonalidades, feitas para uso em diversos tipos de superfícies e solúveis (ou não) a água. Obviamente cada tinta tem sua característica e elas influenciam no resultado final da sua arte ou obra.


Pensando nisso, separamos 6 tipos de tintas artísticas para explicar como funcionam e sua usabilidade no mundo da pintura. Vamos conferir?


Aquarela



Comprada em pastilhas ou tubos, a aquarela é usada em papéis de cores claras, com gramatura alta. Para ativá-la basta misturá-la em água para proporcionar a textura certa para a sua pintura. É importante ter paciência no uso dessa tinta, pois com ela é possível realizar uma pintura em diferentes camadas.


Guache



Os guaches são tintas mais opacas e controláveis que as aquarelas, por isso é possível pintar com guache superfícies mais coloridas e escuras. Além disso, ela possui um tempo rápido de secagem.


Nanquim



O nanquim é altamente difundido por facilitar a elaboração de linhas no desenho. Também é possível utilizar essa tinta artística através de canetas de nanquim, que são indicadas para realizar contornos em uma pintura.

Tinta acrílica



Sua coloração opaca se dá bem em superfícies escuras e pode ter inúmeros usos, inclusive em madeira. Além disso, seu custo benefício é ótimo para customização de inúmeros objetos.


Tinta e tecido



Ela é bem semelhante à tinta acrílica, porém ela é mais apropriada para tecidos. Não há necessidade de diluição em água para a pintura, mas é bom aguardar algumas horas depois da sua aplicação para que o desenho ou pintura não sofra danos.


Tinta à óleo



A textura das tintas artísticas à óleo possui um grande diferencial no resultado final da obra. É uma tinta muito tradicional na pintura em tela e difundida por seu resultado de cores vivas e com texturas incríveis, porém vale lembrar que é preciso ter técnica para utilizá-la.


Agora que você sabe um pouquinho mais sobre esses 6 tipos de tintas artísticas, que tal colocar suas mãos para trabalhar em um belo desenho?





#decoração #aconchego #pintura #coral #2022 #tintas #conhecendocores