top of page

Conheça um pouco mais sobre as tintas artísticas

  • Foto do escritor: Muntz Marketing
    Muntz Marketing
  • 13 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Geralmente quem gosta de desenhar ou até mesmo pintar alguma parede como decoração logo se interessa pelas tintas artísticas - afinal, são muitas opções com as mais variadas tonalidades, feitas para uso em diversos tipos de superfícies e solúveis (ou não) a água. Obviamente cada tinta tem sua característica e elas influenciam no resultado final da sua arte ou obra.


Pensando nisso, separamos 6 tipos de tintas artísticas para explicar como funcionam e sua usabilidade no mundo da pintura. Vamos conferir?


Aquarela


ree

Comprada em pastilhas ou tubos, a aquarela é usada em papéis de cores claras, com gramatura alta. Para ativá-la basta misturá-la em água para proporcionar a textura certa para a sua pintura. É importante ter paciência no uso dessa tinta, pois com ela é possível realizar uma pintura em diferentes camadas.


Guache


ree

Os guaches são tintas mais opacas e controláveis que as aquarelas, por isso é possível pintar com guache superfícies mais coloridas e escuras. Além disso, ela possui um tempo rápido de secagem.


Nanquim


ree

O nanquim é altamente difundido por facilitar a elaboração de linhas no desenho. Também é possível utilizar essa tinta artística através de canetas de nanquim, que são indicadas para realizar contornos em uma pintura.

Tinta acrílica


ree

Sua coloração opaca se dá bem em superfícies escuras e pode ter inúmeros usos, inclusive em madeira. Além disso, seu custo benefício é ótimo para customização de inúmeros objetos.


Tinta e tecido


ree

Ela é bem semelhante à tinta acrílica, porém ela é mais apropriada para tecidos. Não há necessidade de diluição em água para a pintura, mas é bom aguardar algumas horas depois da sua aplicação para que o desenho ou pintura não sofra danos.


Tinta à óleo


ree

A textura das tintas artísticas à óleo possui um grande diferencial no resultado final da obra. É uma tinta muito tradicional na pintura em tela e difundida por seu resultado de cores vivas e com texturas incríveis, porém vale lembrar que é preciso ter técnica para utilizá-la.


Agora que você sabe um pouquinho mais sobre esses 6 tipos de tintas artísticas, que tal colocar suas mãos para trabalhar em um belo desenho?









 
 
 

Comentários


bottom of page