Descubra porque você deve utilizar paletas de cores na decoração
top of page

Descubra porque você deve utilizar paletas de cores na decoração

Saiba mais sobre como criar as combinações de cores que são essenciais para construir um ambiente harmônico.


A paleta de cores é um conjunto de tons pré-selecionados que, juntos, passam uma ideia ou sensação para quem visualiza. Ela pode ser utilizada em diversas áreas como: design gráfico, moda, maquiagem e (é claro) arquitetura e decoração.


Ao renovar um ambiente, este artifício é muito valorizado por clientes e profissionais. Isto porque, quando usada do jeito certo, a paleta de cores tem o poder de alterar a percepção das pessoas em relação ao espaço e é determinante para definir o estilo de decoração.

Confira alguns exemplos:

  • Paletas com tons neutros como branco, preto e marrom podem fazer parte de um estilo mais minimalista;

  • Paletas com tons de azul são ideais para criar um ambiente aconchegante e sofisticado;

  • Paletas com tons quentes levam descontração e informalidade para o espaço.

Para criar a sua própria paleta, é muito importante entender sobre a teoria das cores e o círculo cromático, uma representação simplificada dos tons enxergados pelo olho humano. O círculo é dividido em 12 partes com uma cor cada:


É possível criar várias paletas diferentes através das Leis da Harmonização, combinando cores complementares, cores análogas e cores complementares decompostas entre si. Os tons análogos são os que estão lado a lado, as cores complementares estão em lados opostos e as complementares decompostas são cores que formam um triângulo dentro do círculo.

Inspiração com as cores do ano

As tendências lançadas por grandes empresas do mercado são ótimas referências ao escolher a paleta de cores do seu ambiente:

  • As cores de 2021 da Pantone, Ultimate Grey (cinza) e Illuminating (amarelo), podem ser combinadas com outros tons para um estilo jovem e moderno.

  • A cor do ano da Coral, Pedra Esculpida, é um nude que pode fazer parte de paletas mais clássicas ou até mesmo criar uma atmosfera contemporânea.

  • A cor do ano da Sherwin-Williams, Bronze Conectado, garante personalidade a qualquer paleta e pode ser harmonizada com tons mais claros e discretos para ter mais destaque.

Depois de escolher a sua paleta de cores, encontre todas as tintas que você precisa para a sua reforma em uma de nossas lojas. E, se for necessário, nossos vendedores estão sempre prontos para tirar as suas dúvidas e te ajudar a criar uma combinação harmônica!


bottom of page