Evite desperdícios! Descubra quantos litros de tinta comprar para a sua reforma.
top of page

Evite desperdícios! Descubra quantos litros de tinta comprar para a sua reforma.


Nem sempre é fácil acertar na quantidade de tinta que vai ser utilizada em uma pintura. O ideal é evitar o desperdício sem ter que sair correndo no meio do processo para comprar mais uma lata. Por isso, vamos te ensinar uma fórmula que vai ajudar nessa missão!


O primeiro passo é avaliar o tamanho da área que vai ser pintada. Meça a largura e a altura das paredes com uma fita métrica e multiplique-as para descobrir a medida do metro quadrado geral. Depois, subtraia o espaço que as janelas e portas ocupam usando o mesmo método e remova esse valor da sua medida de metro quadrado geral.


A seguir, multiplique a sua nova medida de metro quadrado geral pelo número de demãos que você vai precisar (considere pelo menos duas demãos). Nessa hora, vale a pena incluir um pouco de tinta extra para imprevistos! Por fim, divida este valor total pelo número de m²/L que está em sua lata de tinta. O resultado dessa conta vai te dar o total de litros de tinta que você precisa para a sua reforma!


O tipo de tinta faz toda a diferença, assim como o seu fabricante: quando você usa um produto de melhor qualidade, vai precisar usar menos tinta para chegar a um ótimo resultado. Usar menos tinta não significa apenas economizar dinheiro, mas também proteger o planeta!


Mas e se mesmo assim sobrar tinta?


Nem sempre dá pra acertar, né? Nesse caso, o fechamento correto das latas é muito importante: é preciso limpar os restos de tinta que ficam na borda da embalagem. Eles podem impedir o fechamento completo permitindo a entrada de ar, o que danifica o produto. Depois da limpeza, encaixe aos poucos a tampa - feche a lata de maneira que não exista a possibilidade da entrada de ar!


Agora é só guardar da forma correta: em um lugar coberto, sem umidade ou calor excessivo, sempre na posição vertical e sem movimentação. Se tiver sobrado apenas uma pequena quantidade de tinta, a dica é guardar em potes velhos de geleia em um local seguro e seco! Você pode guardar a tinta por seis meses ou até o vencimento (o que acontecer primeiro), mas atenção: ela nunca deve ser armazenada diluída.


Outra opção é dar a tinta para vizinhos ou amigos - talvez um centro comunitário ou uma escola possa fazer bom uso dela! O mais importante é não jogar tinta pela pia ou canos nem descartá-la como se fosse lixo normal. Para o descarte correto, entre em contato com a câmara municipal da sua cidade: eles vão te orientar para descartar a tinta sem prejudicar o meio ambiente.


bottom of page