Influência das cores no cinema
top of page

Influência das cores no cinema

Quando falamos das principais funções das cores no cinema, estamos falando de evidenciar a emoção transmitida pelo filme, auxiliar na percepção de clima e tempo, simbolizar o estado de temperamento dos personagens e inspirar o público no entendimento da cena.


E por que isso acontece?

Simplesmente porque, muitas vezes, as cores determinantes de um filme foram planejadas como um dos elementos principais para a narrativa do filme, e não apenas pela estética. Inclusive, vai muito além da estética: as cores funcionam para expressar e transmitir sentimentos para o espectador e, com isso, trazer uma energia ou emoção na cena - ou até mesmo no estado emocional de uma personagem.




Dito isso, as cores podem ter significados diferentes dependendo do gênero do filme que se está assistindo. Podemos iniciar tipificando as cores quentes e frias. Dependendo da cor utilizada como pilar dentro de um filme, é possível remeter diversos sentimentos, como alegria, paixão, loucura ou introspecção, tristeza, calma e por aí vai.


Porém, todas as cores têm seus dois lados da moeda: nem sempre uma cor transmite só sensações positivas ou negativas. Muito depende, também, do contexto escolhido, além do apoio de outras cores presentes na paleta da cena.




É através das cores que podemos conhecer e compreender um pouco mais do universo da personagem e dos sentimentos que a permeiam.


Por exemplo: Você já percebeu que em momentos decisivos ou mais delicados da narrativa o clima muda e a luz ambiente pode ser mais escura, acentuando o suspense? Isso também acontece em comédias, só que ao contrário: dificilmente será apresentado ao público um clima mais fúnebre ou cenários com cores que transmitem seriedade.


O incrível disso tudo é que, além de toda essa combinação conceitual, as cores conseguem transmitir ao espectador o clima da cena antes mesmo de sequer mostrar o figurino escolhido para aquele momento. Isso é maravilhoso, não é?





Além de todo esse processo pensado em relação à utilização das cores, ainda existe um profissional (colorista) que identifica com clareza as cores que foram escolhidas pelo diretor e/ou diretor de arte na criação da paleta, ajudando no desenvolvimento da narrativa e ressaltando essas cores para uma melhor percepção. Isso acaba contribuindo para os climas propostos na história e, assim, comunicando aos espectadores o sentimento dominante revelado pela cor.


Por isso voltamos a um ponto lá do começo: as cores não são inseridas por acaso! Elas possuem um papel importante, que é o de nos transmitir emoções e auxiliar no rumo da história. O conjunto de cores é essencial para o cinema, pois ajuda a conservar cenas memoráveis (pensou em algum agora, né?) que jamais teriam o mesmo efeito se não fosse pela sábia escolha da cor.







bottom of page