Pintura de meia parede: saiba tudo sobre a tendência!
top of page

Pintura de meia parede: saiba tudo sobre a tendência!


Pintar as paredes somente até a metade já virou tendência e é uma ótima opção para quem quer decorar gastando pouco! Com a técnica, é possível transformar um ambiente de forma simples e econômica usando a criatividade para fazer diferentes composições de cores, formas e texturas. O primeiro passo é escolher o espaço que você vai pintar. Vale tudo: quarto, sala, banheiro, cozinha, hall… Este tipo de pintura pode ser usado em qualquer cômodo da sua casa!


Depois de escolher o ambiente, escolha as cores que você vai utilizar. Se não quiser arriscar, você pode aproveitar uma parede branca e pintar parte dela com tinta de outra cor. Para sentir ainda mais segurança na hora de testar a nova tendência, aposte em tons neutros, como cinza e bege. Se quiser ousar mais, misture diferentes tons que combinem entre si: a dica para criar uma composição harmoniosa é usar como referência o círculo cromático, que mostra os tons complementares e análogos. A versão colorida da parede meio-a-meio dá vida ao ambiente!


Outro ponto a se considerar é a posição das cores: qual ficará na parte de baixo e qual ficará na parte de cima (se a divisão for horizontal). Se a sua intenção é ampliar o ambiente, coloque a cor mais escura na parte inferior e a mais clara em cima. Desta forma, você consegue passar a impressão de que o pé-direito é mais alto. Por outro lado, se a ideia é levar a sensação de aconchego a um espaço muito amplo, coloque a cor escura em cima e a mais clara embaixo.


Se você gosta de se jogar nas novas tendências e não tem medo de ousar, pode fazer a divisão da parede na vertical. Brinque com linhas diagonais e formas geométricas para garantir um visual mais descontraído e moderno, além de dar personalidade à casa. Se a pintura for feita no quarto, você ainda pode utilizar o recurso como cabeceira, delimitando a área da cama. Também é muito interessante usar a linha da pintura como referência para instalar prateleiras, quadros ou ganchos. As possibilidades são infinitas!


Para ir além, alcance o efeito de meia parede utilizando papel de parede e revestimentos como cimento queimado, azulejos e madeira: o contraste de texturas deixa o resultados ainda mais especial. Agora que você já está por dentro do assunto, qual tipo de pintura de meia parede mais combina com você? Vá até a Pepe Tintas mais perto de você para garantir todos os materiais necessários e boa pintura!






bottom of page